Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Programação completa FATAL 2013: 13 grupos de teatro universitário portugueses a concurso


Entre 7 a 25 de Maio de 2013
Teatro da Politécnica e outros locais às 21h30 e às 19h00



O FATAL (Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa) celebra a sua 14ª edição com a maior programação de espectáculos de sempre, tornando não apenas as noites mas também os finais de tarde num momento de fruição teatral.

Com um programa pluridisciplinar, o FATAL apresenta, de 7 a 25 de Maio, uma programação com três categorias distintas: “Competição” , “Mais FATAL” e “FATAL Convida”.

Na “Competição” sobem ao palco 13 espectáculos nacionais de teatro universitário que estão a concurso, sempre às 21h30, no Teatro da Politécnica.

A nova categoria “Mais FATAL”, será uma oportunidade para grupos que, não tendo sido seleccionados para a “Competição”, vêm a Lisboa mostrar as suas mais recentes encenações. Nesta categoria estreiam nove espectáculos nacionais, às 19h, no mesmo local.

A categoria “FATAL Convida” inclui espectáculos de grupos nacionais e estrangeiros convidados a apresentar os seus trabalhos nesta edição.

Após cada espectáculo, haverá sempre espaço para o debate e a reflexão com as habituais tertúlias, orientadas por especialistas da Academia e das Artes do Espectáculo.

O FATAL 2013 reserva ainda outras surpresas e novidades, incluídas no FATAL Convida e numa programação paralela. Para além dos 22 espectáculos nacionais, traz mais uma vez a Portugal o grupo Aula de Teatro Universitária “Maricastaña”, da Universidade de Vigo, que preparou uma Performance especial para esta edição e que é resultado de uma aproximação entre o FATAL e o MITEU (Mostra Internacional de Teatro Universitário). A Residência Artística “NO TEMPO-MORTO” - “Uma experiência para resistentes e dissidentes do teatro universitário” - com a coordenação e encenação de Susana Vidal e a criação de textos e o apoio à dramaturgia de Miguel Manso, está a decorrer na Universidade de Lisboa desde o dia 2 de Abril e resultará num espectáculo intitulado “O Tempo morto”, a ser apresentado no dia 9 de Maio, às 19h, no Teatro da Politécnica, na programação “Mais FATAL”.

O FATAL 2013 inclui ainda uma Masterclass com o encenador e actor Rogério de Carvalho que vem conduzir, na Universidade de Lisboa, uma aula aberta ao público sobre o seu “Método e Processo de Trabalho”; workshops que se alargam a outros campos artísticos tais como o da fotografia e o da música, sessões de leituras inéditas inspiradas no movimento de Theatre Uncut , que vão ao encontro da actual crise cultural e financeira vivida em Portugal; e, por fim, a Festa FATAL no dia 25 de Maio.


Competição
De 7 a 21 de Maio, às 21h30, no Teatro da Politécnica

São 13 os espectáculos de grupos de teatro académicos nacionais que integram a selecção do FATAL 2013. Ao abordarem temas como a relação entre o Passado e o Futuro, a dicotomia Homem/Mulher e o papel assumido por estudantes universitários enquanto impulsionadores de mudança, a diversidade de géneros teatrais e temas dramatúrgicos apresentados tornam a ida ao FATAL uma visita sempre inesgotável e surpreendente.


Mais FATAL
De 8 a 21 de Maio, às 19h, no Teatro da Politécnica

Mais FATAL é uma das novidades desta 14ª edição, que contempla o público com mais nove espectáculos de grupos de teatro académicos nacionais como duas encenações diferentes de O Despertar da Primavera, uma do GTMT (Grupo de Teatro Miguel Torga) e outra do Ultimacto (Grupo de Teatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa); O Insecticida ou o Fim do Império!, do mISCuTEm (Grupo de Teatro do ISCTE-IUL); Suicídio de Amor Por Um Defunto Desconhecido, do GTAL (Instituto Politécnico de Lisboa); entre outros.


FATAL Convida

Numa categoria diferente, o FATAL inclui duas apresentações internacionais: Suicídio colectivo com encanto, mais um espectáculo do grupo “Mariscastaña” e Almisdaé do grupo La Coquera Teatro, de Barcelona. As sessões de leitura do Teatro sem Cortes são subordinadas ao tema do financiamento cultural e contam com a coordenação de Ricardo Correia, em conjunto com a Casa da Esquina de Coimbra. A Leitura dramática de Portugal de Almada Negreiros, pelo Grupo de Teatro de Funcionários da UL (Universidade de Lisboa) tem encenação de João Ferrador e faz também parte deste segmento da programação, que integra a já referida Residência Artística de Susana Vidal.


Mais informações em:

Site: http://www.fatal.ul.pt/

Blogue: http://fatalnosbastidores.blogspot.pt/

Facebook: http://www.facebook.com/festivalfatal

http://www.cultura.ul.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário